sexta-feira, 2 de abril de 2010

MEANING

Ha uma musica fantastica de Offspring, meaning of life, do Ixnay, album que ouvi vezes sem conta, ate riscar o original, perde-lo algures por minha casa, coisa que e' habitual quando e's o mesmo desorganizado de sempre, desde que te lembras, e o pior de tudo, e' que te esqueces.

O simon veio ter comigo, queria comprar uma maquina fotografica. Em jaisalmer tinhamos visto uma Nikon FM2, a um preco porreiro. O holandes acagacou-se, nao confiou na dica e quis deixar para depois o que poderia ter mudado muita coisa. Mas um gajo nunca sabe, joga com a sorte sem saber que a cada acto os dados sao lancados.

Eram quatro da tarde, o tipo pede-me para irmos tratar da maquina, sabia de um sitio, ja la tinha estado, regateado, pesquizado sobre a menina Canon AL-1, eu disse-lhe que sim, seria feliz com ela, ate a bateria da relacao acabar, ou o obturador encravar, ou ate muitos dos outros problemas que uma coisa em segunda mao te pode trazer.

Pegamos um rickshaw, eu entrei primeiro, e este pormenor torna possivel eu estar aqui a bater um texto inteiro, eu, o texto vai surgindo nas partes que me lembro.
Estava calor, a conversa ia animada. O Si perguntou-me se ja tinha recebido as malhas novas da minha banda, aquelas das quais estou sempre a falar e a dizer que mal posso esperar para ouvir. A conversa mudou para projecto, trabalho, o calor continuava a apertar.
Quando o quotidiano de viajares num triciclo, com motoristas sem carta, a velocidades que na Europa seriam consideradas baixas, mas que numa casca de noz, numa lata, num chaveco de chapa, sem capacete e cinto de seguranca e num trafico sem regras, consegues abstrair-te de tudo isto e o teu mundo reduz-se aos poucos metros cubicos do interior do pequeno veiculo...

O motorista distrai-se a olhar para o lado, quando repoe os olhos na estrada ja' e' tarde.
Trava, comete o erro de girar o volante para a direita.

Vi tudo isto, pensei que nao fosse acontecer. Depois mudei de ideias, talvez fosse melhor agarrar-me a lona da cobertura, ou esticar a perna e nao o pernil, tentar ficar dentro do cubiculo.
Sim, nao foi em camara lenta, mas deu para reagir, deu para tentar mudar o destino de ficar entalado entre o alcatrao e a chapa.

Capotamos, a 40kmh, parece pouco, mas eu so queria parar de ouvir a chapa a raspar no alcatrao, queria conseguir agarrar-me melhor, ficar la' dentro, nao ir para fora daquela merda.
Parou, nao sei se depois de dez metros, se de vinte, se foram dois segundos ou se foram cinco minutos. Nao sei. Nao quero saber tambem.
Apalpei-me de cima a baixo, olhei para mim num segundo. Estava um so' , one piece, inteiro e sem arranhao, nem um galo na cabeca, zero a zero. Berrei
" SIMON ARE YOU FUCKING ALRIGHT?!"
"NO!MY FOOT IS STUCKED UNDER THE TUCTUC! I CAN'T MOVE!"
"JUST A SEC!"
fui la baixo, puxei. Senti que se houvesse um deus, que se houvesse alguem, que me ajudasse... podiam ser espinafres, podia ser uma pocao magica, ou podiam ser as ganas de sair daquela porra, de voltar a ver mais do que um banco amarelo chapa, voltar para a berma da estrada, nao ser novamente empurrado sem saber. Puxei e puxei e o simon tirou de la' o pe', ou que restava dele, com os dedos no sitio e sem nada partido. Milagres tambem acontecem.

Novo susto, os indianos que estavam de fora viraram o TUC conosco la dentro, pensei que nos batiam de novo, que era depois disto que me entalavam entre a chapa, a mim e ao holandes, e eu nao quero ter filhos com ele para tar a escassos cms do mesmo.

Saimos, olhei para ele e estava em choque, a tentar repensar a situacao. Nao podia ceder, nao podia fraquejar agora. Tinha de tar ali para o rapaz, de lhe dizer que podia ter sido pior e que nao era nada. Nao parece feio, mentia eu a mim mesmo, sabendo eu depois de muitas quedas no skate, que alcatrao a arrancar pele, deve ser como alicates a puxar unhas e que ter os dois pe's em carne viva, para alem do choque, e' uma dor do caralhao.

Ambulancia, betadine e alcool. Nao nao. Nao fica assim meu boiolas. Vais-nos levar ao Hospital mais proximo. Ha de haver um medico para ver o meu amigo, para os painkillers e antibioticos.
Seguimos entao viagem, de portas abertas, e com a sensacao que o enfermeiro estava imensamente contente por ter dois estrangeiros no seu tasco, em formato de conversa de caf'e. So faltava o fino e os tremocos, teria ficado ali a tarde toda no paleio... so pensava que se lhe desse uma cabecada o gajo aprendia a ser mais profissional.

O resto foi o costume, hospital, gaze e derivados, mais betadine e os antibioticos.

Cheguei a casa, repensei. Repensei de novo, voltei a girar o disco, a rever o filme, a ver o que podia ter mudado. Zero. Nada.

Um gajo vive o dia-a-dia, paga para ver, espera acordar no dia seguinte e alias, acho que poucos sao aqueles que nao o dao como certo. Andamos irritados porque o cao nao mija no penico, porque o clube da bola levou cinco contra o Arsenal, porque esta calor e eu gosto de frio, ou porque esta frio e eu quero calor, porque queria comer um prego no prato e so posso comer vegetais mal passados, ou porque a escala da habitacao social que propus tem de ser ajustada.
BALELAS! Tudo merdas que nao lembram ao menino jesus, tudo porras que nos ocupam a cabeca e nos fazem nao pensar, que e' mesmo uma alegria viver para contar, andar para aprender, saber para ensinar e respirar para poder chegar com tudo isto junto daqueles que amamos e dizermos " e' bom estar contigo, e' bom ter chegado aqui, 'e fantastico poder ver-te de novo".

porque sinto falta disto tudo e muito mais, porque realmente isto e' aquilo que tentamos que seja mas 'as vezes so isso nao chega, e porque de uma hora para a outra viramos estatistica ou noticia de jornal.


HAVE HEART - LION HEART

This so-call "shit" is what I live for, it's why I'm alive
I'll never smother this fire, forever burning inside
I'm at the point where I'm sucked in,
by the message I get this passion.
this fury is mine and it keeps me alive.
I can't fucking breath until I release what's inside.

An unloaded gun, that will never go off.
a rollercoaster ride, that can't wait to stop
so tell me who the fuck are you trying to fool?
tell me what the fuck have you put your heart into?

Fuck the tame animal restricted to the cage
with predictable actions, that define your "rage"
I'm the motherfucking lion roaring in your face
tearing down those limits that keep you placed

Say I care too much and I got it all wrong?
I'm in this for the message, it's more than just song
blood, sweat, intensity
every broken knuckle or busted knee
I'm doing my best, and I'm doing my part
don't criticize me man when theres no fire in your heart


2 comentários:

  1. entre o ixnay e o smash, nao sei qual ouvi mais x's!

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que acabou por ficar tudo bem...e mais uma vez gostei da reflexão que fizeste após esse episódio bem pesado. Have Heart tem letras que ficam para a vida ;).

    ResponderExcluir